ONG Sinhá Laurinha

Home  » RELATÓRIO DE ATIVIDADES DOS AMIGOS XOPOTÓ

 18/03/15 Relatório de Atividades da entidade AMIGOS DO XOPOTÓ por Edila de Andrade Reis – Vice-presidente da Sociedade Sinhá Laurinha e presidente dos AMIGOS DO XOPOTO.

 A dona da ideia da formação dos AMIGOS DO XOPOTÓ é Gevânia Aparecida Silveira Namorato, enquanto Diretora do Meio Ambiente do Município de Visconde do Rio Branco.

 No dia 09 de abril de 2013 aconteceu a primeira reunião com os representantes dos municípios pertencentes à micro bacia do Rio Xopotó, na Câmara Municipal de Guidoval, MG.

 A ideia do projeto é auxiliar todas a cidades da micro bacia do Xopotó, para recuperação do meio ambiente, desenvolvendo ações como reflorestamento, cercamento de nascentes, despoluição de rios, córregos e riachos, promover educação ambiental; mobilizando comunidades, escolas e autoridades, buscando parceria com órgãos públicos e empresas privadas; fiscalizando atuação de concessionárias, empresas e poder público, e outras ações que se fizerem necessárias.

 Os municípios que compõem a micro bacia do Xopotó são: São Geraldo, Visconde do Rio Branco, Guiricema, Ubá, Divinésia, Rodeiro, Guidoval, Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Ervália.

 De abril de 2013 a março de 201, 4 os AMIGOS DO XOPOTÓ se reuniram, a cada mês em um município da micro bacia a fim de discutir o assunto, conquistar apoio do poder público de cada cidade e voluntários para compor o corpo da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo perfazendo o total de 22 pessoas.

 Nesses encontros, contamos com a orientação pedagógica de Marcelo Libânio, gerente da EMATER, Viçosa, MG. Em cada encontro, Marcelo apresentou discutiu o diagnóstico sócio econômico e demográfico da região, apresentado os problemas e as oportunidades da região. Enfatizou o momento oportuno para a formação da entidade e, juntos, enfrentarmos os desafios de resolvermos os grandes problemas comuns dessa importante bacia hidrográfica.

 No dia 15 de março de 2014, no município de D. Euzébia aconteceu a Assembleia Geral de criação da entidade com a eleição da primeira diretoria e aprovação de seu Estatuto, com a presença de 37 pessoas.

 No dia 02 de setembro de 2014 aconteceu a primeira reunião de trabalho da entidade, no CAEF, VRB, quando foram apresentadas diversas sugestões de atuação:

  • Entrar em contato com um cineasta de VRB para produzir um documentário sobre a situação do Rio Xopotó nos municípios da entidade, e a partir daí, desenvolver um plano de educação ambiental baseado na nossa realidade;

  • Atuação imediata de todos os municípios na recuperação do manancial e na preservação ambiental promovendo cercamento de nascentes; pelo menos 01 nascente deveria ser cercada em cada município;

  • Cobrar das prefeituras a regularização do Cadastro Ambiental Rural, pois isto agiliza a identificação dos recursos naturais das propriedades rurais, facilitando na localização das nascentes, identificar as áreas que necessitam de reflorestamento, etc.;

  • Buscar recursos do Programa Bolsa Verde;

  • Buscar conhecimento sobre os Planos Municipais de Mata Atlântica (http://www.pmma.etc.br/);

  • Incentivar as Prefeituras a elaborarem a Lei do Produtor Rural, já existe minuta disponível;

  • Ficar atento aos Editais de Projetos Sócio Ambientais;

  • Procurar um profissional para elaborar o diagnóstico ambiental de nosso micro bacia.

 No dia 09 de outubro de 2014, um pequeno grupo de representantes dos AMIGOS DO XOPOTÓ, conseguiu uma audiência com o Prefeito de VRB, em busca de apoio para o cercamento de 3 nascentes na zona rural do município e construção de barraginhas; enquanto isto, outro grupo conversava com o Prefeito de D. Euzébia em busca de apoio para cercamento de nascentes e construção de barraginhas naquela cidade. Em Guiricema, o Sindicato Rural já conseguia apoio e até a presente data cercaram mais de 400 nascentes.

 No dia 25 de novembro de 2014, finalmente, com ajuda financeira do Prefeito de Visconde do Rio Branco, Dr. Iran Silva Couri, a entidade foi devidamente registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas de Visconde do Rio Branco, município sede da entidade.

 Em 27 de janeiro de 2015, a diretoria e alguns convidados, representando diversos segmentos da sociedade, reuniram-se no CAEF, VRB, para difundirem a entidade. Na oportunidade foi utilizada a metodologia de brainstorming com o objetivo de identificarmos os problemas da micro bacia e priorizar as ações de correção.

 No dia 05 de março de 2015, o corpo técnico da entidade (conselheiros consultivos), com a presidente e a secretária, reúnem-se para traçarem o plano de trabalho para o corrente ano.



© 2017 Sociedade Sinhá Laurinha - Todos os diretos reservados