ONG Sinhá Laurinha

Home  » Oficina CBH Piranga em Guaraciaba - MG

                                


"A água é o melhor indicador da relação que os seres humanos estabelecem uns com os outros e com o ambiente” (Ramón Vargas, geólogo argentino).
Esta frase serviu de motivação aos trabalhos realizados  em Guaraciaba/MG, a Oficina de Planejamento Participativo de Educação Ambiental e gestão de
Águas da Bacia do Rio Piranga.

A primeira oficina de “Planejamento Participativo de Educação Ambiental e Gestão de Águas da Bacia do Rio Piranga”, realizada no Chalé do Turvo, município de Guaraciaba- MG, o Comitê da Bacia do Rio Piranga – CBH Piranga (sub bacia do rio Doce), em assembléia realizada logo após a respectiva oficina, deliberou pela criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), a qual apoiará o comitê na formulação e implementação de ações formativas para o fortalecimento da Gestão de águas na referida bacia.

A oficina realizada em Guaraciaba – MG, contou com a paaticipação dos presidentes de três outros subcomitês da bacia do rio Doce: Iusifth Chafith Felipe (CBH-Piracicaba), Felipe Benício Pedro (CBH-Santo Antônio) e Isaura Pereira da Paixão, , (CBH Manhuaçu).

Com o propósito de realizar um mapeamento e diagnóstico rápido participativo, trabalharam posteriormente em grupos baseados nas três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental), destacando, para cada uma delas, as principais fragilidades e potencialidades no contexto da bacia do rio Piranga.

O grupo responsavel pela Educação Ambiental destacou os topicos abaixo: 

Os participantes se comprometeram em mapear as ações de Educação Ambiental desenvolvidas no território, buscando fortalecê-las e construir uma convergência na atuação, formando redes de trocas e comunidades de aprendizagem.



© 2017 Sociedade Sinhá Laurinha - Todos os diretos reservados